segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Moda Hippie

Há 40 anos terminava, o que começou com o intuito de ser o maior festival de música e arte – o festival de Woodstock. Centenas de pessoas se reuniram em uma fazenda em Bethel, a 145 km de Nova York para celebrar a música , o amor e os ideais da contracultura.O estilo hippie, que começou como tendência contestatória e ,a partir de Woodstock, invadiu os armários do mundo inteiro. A moda acabou incorporada ao mundo capitalista e virando hit da sociedade de consumo.

Foi a partir de 1968 que essa ‘lacuna de gerações’ passou a ser vista como foco do mercado. A moda dos hippies, principalmente, ganhou mais visibilidade, com seus coloridos e estampas psicodélicas (que vem mesmo dessa época de drogas como o LSD, ácido e maconha),cabelos compridos e supernaturais; além de sua ideologia contra toda forma de consumo, que paradoxalmente hoje é objeto dessa industria consumista. Os hippies tinham como inspiração o Oriente, as culturas e religiões dessa parte do mundo. As roupas, com forte inspiração étnica, ciganas, túnicas, estampas florais, símbolos da paz, que se misturavam ao básico americano do jeans e camiseta, resultando em misturas bem interessantes.
Foi então que surgiu o ‘flower-power-hippie’, que foi essa mistura na moda com jeans bordados de flores, pantalonas e saias longas vaporosas até o chão e a valorização do artesanato, do ‘faça você mesmo’, das roupas customizadas.
Hoje a moda se inpira nessa época seja com faixas no cabelo, com estampas floridas, vestidos bem compridos ou curtos e coloridos e calças estilo pantalona.

Modelos Hippies na passarela:

Sue Stamp, Etro e Roberto Cavalli